No post anterior (Itens Obrigatórios do Enxoval do Bebê na Visão de uma Pediatra), conversamos sobre alguns itens fundamentais no enxoval. E quais seriam os proibidos ou dispensáveis? Lá vai:
- Kit berço: Quase toda mamãe quer começar a arrumação do quarto do bebê por ele, mas saiba que tanto a Sociedade Americana de Pediatria quanto a Brasileira contraindicam seu uso por aumentar o risco de sufocamento e morte súbita.
- Travesseiros em geral, incluindo o antirrefluxo: Não está indicado o uso de travesseiros até 1 ano de idade, pelos mesmos motivos do kit berço. Lembrem-se de que, para que seja seguro, a única coisa fofa no berço tem que ser o nenê. Portanto, também ficam proibidos dentro do berço: bichos de pelúcia, almofadas e paninhos em geral.
- Aquecedor de lenço umedecido: É totalmente dispensável. Nos primeiros meses, o ideal é usar água morna e algodão para higiene do bebê.
- Andador: Além de ser um grande causador de acidentes, ainda pode atrasar o desenvolvimento do bebê. Lembram-se do post sobre Tummy Time? Então, lugar de bebê é no chão.
- Jumper: Nem preciso falar nada, né?
- Termômetro de Banheira: Alguém realmente acha que a mamãe e o papai não vão aprender a temperatura do banho do bebê? Esse termômetro só serve para ocupar espaço e gastar dinheiro, francamente…
- Roupas RN e P em excesso, bem como sapatinhos minúsculos: Sei que a tentação na hora de comprar é grande e que somos levadas pela emoção. Porém, acreditem, os bebês crescem rápido, perdem muitas roupas sem nem usar e antes de 1 ano raramente ficam de sapato.
Tem alguma dúvida? Me conte como está a preparação do enxoval!
Consulte nossos profissionais de saúde para obter mais informações.
Dra. Débora Scordamaglia
Médica Pediatra
CRM/SP 104.299
@dra_debora_scordamaglia